Dr Paulo Rodrigues telefone
Dr. Paulo Rodrigues

Bexiga Hiperativa e Diabetes mellitus

Similarmente, a síndrome metabólica, caracterizada por aumento de colesterol, triglicérides e ácido úrico, que afeta cerca de 23% da população adulta citação também apresenta estreita correlação com a Bexiga Hiperativa.

Aparentemente, o Diabetes mellitus e a Síndrome metabólica obstruem os vasos sanguíneos microscópicos, inclusive dos nervos, levando a uma desordenação do funcionamento da bexiga, o que provoca espasmos vesicais incontroláveis,algumas vezes com perdas urinárias involuntárias.

Num estudo epidemiológico, Rohrmann relatou que os sintomas urinários de acordar à noite, ter sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato fraco, e urgência para urinar, era mais comum em pacientes com síndrome metabólica e diabetes citação.

Outro estudo com 1359 pacientes com diabetes 22,5% relataram sintomas de Bexiga Hiperativa (urgência para urinar e/ou aumento da frequência para urinar durante o dia e a noite). Interessante, demonstrou-se neste estudo, que metade dos casos tinha urgência para urinar, mas com perdas involuntárias, isto é tinham “escape” de urina quando a vontade de urinar se manifestava citação.

Estudos com animais induzidos a terem dibetes mellitus, revelou que num primeiro momento, a instalação do diabetes leva á uma modelação da musculatura da bexiga; isto é, a bexiga compensa-se, de maneira a que seu funcionamento não fica prejudicado. Entretanto, mais tarde, esta “compensação funcional” desaparece, e os sintomas ficam permanentes, e mais difíceis de controlar.

Como o evoluir desta condição alguns pacientes desenvolvem uma “anestesia” na bexiga, devido à micro-angiopatia, levando a retardo da percepção da bexiga cheia. Este processo, se não tratado precocemente, tende a dilatar a bexiga de maneira irreverssível – Hipotonia Detrusora citação.